Estrutura

Estrutura do Livro

O processo de empreender um negócio de acordo com a literatura passa pelas seguintes fases:

  • Identificação da oportunidade ou procura por ela dada a necessidade de empreender;
  • Avaliação da oportunidade;
  • Plano de negócios;
  • Determinação dos recursos necessários;
  • Administração ou gerenciamento do negócio;

Neste livro não vamos abordar a fase de identificação da oportunidade, pois como já mencionamos esta é a parte que requer o “espírito animal” e a criatividade que poucos foram agraciados.

Partimos da fase de avaliação da oportunidade, e evoluímos na jornada do empreendedor em todas as fases com ênfase em finanças, abordando também os aspectos estratégicos, mercadológicos, de produção e de recursos humanos, apresentando ao final um plano de negócios.

Esse livro está estruturado de forma a facilitar o acesso direto pelo leitor ao tema de interesse. O Mapa financeiro do empreendedor/empresário inserido na página central do livro, serve como roteiro para que o leitor identifique o tema de interesse e vá direto ao ponto. O Mapa também serve como um roteiro básico de finanças do empreendedor/empresário para seu negócio.

Nossa recomendação é que o leitor leia o livro do começo ao fim, e é claro volte aos temas de interesse sempre que necessário.

Na introdução, homenageamos nossos heróis empreendedores e empresários, apontamos as dificuldades de se empreender num ambiente hostil e desafiador no Brasil e concluímos que a Administração/Gestão pode ajudar a fortalecer os empreendedores e as Pequenas e Médias Empresas no Brasil.

Na parte II, -Finanças Básicas, discorremos sobre o valor do dinheiro no tempo, a pedra angular das finanças, apresentando o conceito de investimento e seus componentes de avaliação (Retorno, Risco e Liquidez). Listamos, classificamos e caracterizamos os investimentos disponíveis no mercado financeiro brasileiro de forma a termos uma comparação (“benchmarking”) para

estabelecer o retorno do investimento na empresa, tema do último capítulo da parte II, onde discutimos o investimento na empresa e apresentamos a linguagem financeira dos negócios que nos possibilita medir o risco, retorno e a liquidez do investimento numa empresa/empreendimento. Esse capítulo, juntamente com a jornada do investimento na empresa do ponto de vista financeiro, que vem na sequência é fundamental para as decisões financeiras na busca do retorno sobre o investimento.

A parte III, faz uma pequena incursão no tema da Gestão, através dos processos de tomada de decisão de planejamento, execução e de controle e mostra como a Gestão pode ajudar a diminuir as falhas gerenciais, tidos como as maiores causadoras do fechamento precoce das PMEs. A parte III, termina discutindo estratégia e apresentando um modelo simples de estratégia, bastante útil para as “startups” e as PMEs que já operam sem uma estratégia explicita.

A parte IV, trata da gestão financeira e da criação de valor para o empreendedor/empresário. Parte do conceito de Valor do dinheiro no tempo e discorre sobre os métodos de avaliação de investimento recomendando o método do VPL- Valor presente líquido como o mais completo, estabelecendo-o como a “régua” na qual todas as decisões financeiras devam ser medidas/avaliadas.

Ainda na parte IV tratamos das decisões financeiras fundamentais em toda empresa (Financiamento, Investimento e Operacionais) estabelecendo sua função objetivo, seus princípios e reflexos nas demonstrações financeiras. Analisamos o ROI- Retorno sobre o Investimento e os geradores de retorno, visando otimizar investimento, reduzir custo de capital e maximizar o lucro. Uma vez que temos a “régua”, estabelecemos a “regra” para a tomada de decisões financeiras na empresa, mostramos como calcular o valor da empresa para o investidor/acionista e por fim mostramos como analisar os relatórios financeiros usando a análise vertical e horizontal e a centenária e sempre atual fórmula “Dupont”.

Na parte V, as principais decisões de cada grupo (Financiamento, Investimento e Operacionais) com as quais o empreendedor/empresário se depara, são exploradas com modelos de decisão que visam maximizar o retorno sobre o investimento da empresa e do investidor.

A parte VI, traz um estudo de caso, onde os conceitos e modelos discutidos na teoria são aplicados, contendo inclusive uma análise de sensibilidade, muito útil no planejamento de cenários e na percepção dos riscos do não atingimento dos resultados esperados.

Na última parte, VII, apresentamos o apêndice com as etapas para se abrir uma empresa.